Tools


Siemens Worldwide

Siemens Global Weblogs

Language

 

Contact

Conexão Siemens

Entries » Blog » Sucesso com sustentabilidade

Beatriz Braga Moura |

Sucesso com sustentabilidade

Para aumentar a fabricação de produtos inovadores, a Firewire Surfboards recorreu a Siemens e ao software de design NX.

 

Durante décadas as pranchas de surf foram feitas de um mesmo material: poliuretano (PU).  PU é um material não reciclável que é produzido e processado através de métodos demorados e nocivos ao meio ambiente. Além disso, as pranchas feitas com ele não são biodegradáveis e, consequentemente, não se decompõem quando vão para aterros sanitários. Existem evidências que mostram que essas pranchas deixam resíduos na água quando são usadas.

 

Foi pensando nisso que em 2005 um grupo de surfistas decidiu reinventar completamente as pranchas de surf. Eles mudaram a posição dos stringers na prancha e ao invés de PU, foi utilizado poliestireno (PS), um material reciclável, mais fácil e mais seguro de fabricar. Como resultado, eles conseguiram pranchas capazes de desenvolver movimentos ágeis, estáveis, além de um produto durável.

 

Isso marcou o nascimento do Firewire Surfboards. As pranchas da empresa com sede em Carlsbad se tornaram populares tão rapidamente que o fabricante não conseguiu dar conta da alta demanda. Foi aí que a empresa recorreu a Siemens e ao NX. Com a ajuda do software, a Firewire aumentou sua capacidade de produção em 20 vezes, mantendo uma alta flexibilidade para satisfazer a necessidade individual dos seus clientes. Kelly Slater, onze vezes campeão mundial de surf nos Estados Unidos, se tornou tão fã da Firewire que, em 2015, acabou se tornando sócio da companhia.

 Please login to comment